NOVO LIVRO DA MARIA JOSÉ SILVEIRA A CAMINHO

Nos próximos dias. Primeiro em e-book, depois impresso.

We few, we happy few, we band of brothers 

(Nós poucos, felizes poucos, bando de irmãos)

W. Shakespeare, Henrique V

Vinte e um anos de ditadura e onze contos. Os poucos “felizes poucos”, desta vez, não foram os que venceram a Batalha de Agincourt. São os militantes que lutaram contra a opressão, em vinhetas do cotidiano, de luta, de reflexão sobre o que aconteceu, sobre as vitórias parciais e a derrota (que fica cada vez mais evidente com essa “ditadura em transição” na qual vivemos agora).

capa-curingaO Curinga

Minha cara leitora, meu caro leitor:
A autora foi me buscar, vozinha de órfã perdida no bosque da literatura, “Por favor, me ajuda”.
Não é de hoje que conheço essa autora, sei o quanto é dissimulada. Precavido, perguntei, “Ajudar em quê? Você é tão boa! Por que precisa de mim?”, “É que desta vez meu tema é mais complicado”, ela respondeu. “Ééé?” ecoei.
“Vou falar explicitamente de política. Ditadura. Luta armada. Esses tempos. Queria que você alegrasse um pouco meu tema, oferecesse aos leitores um respiro de ar fresco, um copo-d’água da fonte.”

Os contos deste livro tratam de vários momentos da luta contra a ditadura civil-militar que, por 21 anos, controlou o país. Passam pelo campo, pela fábrica, pela luta armada, pela clandestinidade, prisão e exílio, e chegam até a Anistia e a continuação do trabalho político. Falam de uma geração que viveu esse tempo, com todas as suas consequências. E o faz com uma forma literária criativa e inovadora como poucas vezes vemos.

É o primeiro livro de contos de Maria José Silveira, premiada romancista, traduzida em vários países. É um livro sobre momentos do passado que, assustadoramente e apesar de todas as diferenças, podem estar voltando.

Esta entrada foi publicada em Sem categoria e marcada com a tag , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *